quarta-feira, 25 de junho de 2014

Paradoxes of War

Estou trabalhando ainda no dossiê sobre trajes mecanizados, mas aquilo lá dá trabalho.

Por enquanto recomendo esse curso online, via plataforma coursera, da universidade de Princenton:

"Paradoxes of war"
https://class.coursera.org/warparadoxes-001

Ele diverge em alguns pontos do "A study of war", que é o meu canôn para falar sobre conflitos, mas é bem interessante, que apesar de ser de alto nível é fácil para alguém que nunca foi introduzido no assunto entender e é completamente descarregado dos "conceitos-feitos" que a maioria das pessoas tem quando vão falar de guerra.

O curso já começou faz um tempo, é verdade, não sei se é possível se inscrever nele ainda, mas a maioria dos cursos no coursera abrem turmas periodicamente então é possível que haja uma chance de vocês terem acesso a ele no futuro. Se não houver, eu dou um jeito de disponibilizar o material aqui.

Outro curso do coursera, este infelizmente já acabou e até agora não abriu turmas novas, mas é interessante e posso tentar disponibilizar o material dele aqui é o

"Conditions of war and peace"

https://www.coursera.org/course/warandpeace

Da universidade de tokyo. Igual ao Paradoxes of war, temos nele uma abordagem bem profissional, com nenhum apelo ao emocional, com nenhum "conceito-feito".

Por fim, da universidade de Leiden, um curso que eu já havia tentado fazer no passado, mas não dei conta e que vai abrir uma turma em 8 de setembro deste ano é o

"Terrorism and Couterterrorism: Comparing Theory and Pratice"

https://www.coursera.org/course/terrorism

Ele vai bem a fundo sobre a definição do que é terrorismo, sua história, a dificuldade em lidar com ele... Recomendo.

Nenhum comentário: