quarta-feira, 8 de junho de 2011

Algumas siglas navais

            O HMS Ark Royal participou da perseguição ao Bismarck, o naufrágio RMS Titanic foi um dos mais famosos da história naval, o  USS Enterprise foi um ativo porta-aviões norte americano da segunda guerra mundial. Essas e outras siglas que acompanham o nome de alguns navios quase sempre causam curiosidade. Aqui vai uma matéria sobre o significado delas.

Designações Nacionais:


          Algumas nações, como o Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Portugal utilizam uma determinada sigla antes do nome de seus navios militares. 
          O Reino Unido usa o HMS que significa "Her (ou His) Majesty's Ship " que significa (Navio, de sua majestade). De modo similar, os submarinos usam a sigla HM Submarine.


HMS Repulse
            Já a sigla RMS significa Royal Mail Ship (Navio do Correio Real) que eram navios civis, contratados pela Royal Mail para levarem correio para o além mar.
RMS Titanic

             A sigla HMS também é usada pela marinha Sueca e significa Hans or Hennes Majestäts Skepp, tendo a mesma tradução da sigla inglesa.
HMS Nyköping

            A maioria dos ex-países membros do império britânico usam siglas parecidas, como o Canadá, que usa a sigla HMCS (Her Majesty's Canadian Ship). A Australia usava a sigla CNS (Commonwealth Nation Ship) e atualmente usa HMAS (Her Majesty's Australian Ship).


HMCS Toronto
               Os Estados Unidos usam a sigla USS que significa United States Ship (Navio dos estados unidos). Navios civis postos sob comando da marinha norte-americana recebem a denominação USNS (United States Naval Ship).

USS Enterprise
            A Argentina usa "ARA" que é Armada de la república de Argentina (Ou Armada da república da Argentina). Portugal usa NRP (Navio da república Portuguesa) em navios de combate  e UAM (Unidade auxiliar da marinha) em navios não combatentes da marinha.

Uma boa lista sobre siglas navais você encontra aqui:


http://en.wikipedia.org/wiki/Ship_prefix